terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Fidelidade

Acabo de ser parte activa em várias discussões sobre fidelidade... uns não acreditam nela e acham impossível, um homem ou mulher manter-se, fiel por uma infinidade de tempo, ou seja, numa relação "para sempre". Outros defendem, que hoje em dia, ninguém é obrigado a estar com ninguém e as relações são mais francas e sincera como consequência disso.
Continuo a questionar-me sobre o conceito de fidelidade. Ser-se fiel numa relação é não manter relações sexuais com outra pessoa? É não se manter uma relação paralela? É evitar-se olhar para outras pessoas com desejo sexual? Chegará o puro desejo sexual por outra pessoa para constituir uma infidelidade? Ou a infidelidade passará não por um acto sexual com outra pessoa em si mas, sim pela falta de respeito que uma mentira ou omissão implicam?
As minhas dúvidas colocam-se tanto a nível quantitativo, como a nível qualitativo...
Existirá, na sociedade, uma certa confusão de conceitos. Estaremos todos nós a confundir a fidelidade com lealdade?
Eu acho possível duas pessoas manterem-se leais uma a outra, suportando esta lealdade numa total sinceridade. Assente na compreensão e na inteligência para se perceber que cada ser humano tem as suas necessidades. Acredito que é possível atingir uma maturidade a dois que permita uma total abertura onde os desejos dos dois podem ser satisfeitos de uma forma saudável para relação.
As opção são muitas...
E vocês o que entendem por fidelidade? Suportavam uma eventual infidelidade se ela não se significasse nada para o vosso namorado/marido? Consentiam numa infidelidade se o vosso companheiro/companheira vos dissesse que tinha uma atracção meramente sexual por outra pessoa?
Qual é para vocês a diferença entre desejar sexualmente uma pessoa mentalmente e chegar mesmo a vias de facto?
Será a fidelidade uma prova de amor?

44 comentários:

Anónimo disse...

"Eu acho possível duas pessoas manterem-se leais uma a outra, suportando esta lealdade numa total sinceridade. Assente na compreensão e na inteligência para se perceber que cada ser humano tem as suas necessidades. Acredito que é possível atingir uma maturidade a dois que permita uma total abertura onde os desejos dos dois podem ser satisfeitos de uma forma saudável para relação."
Nada mais tenho a dizer!Essa é a minha forma de pensar!

camas e algemas disse...

Arte de amar:

Felizmente acho que a sociedade tem evoluido para uma maior compreensão do ser humano e das suas necessidades.
Beijinhos grandes e obrigada pela visita

Pekenina disse...

Acho que ser-se leal não implica ser-se fiel. Ou seja: Dedicas-te ao teu parceiro, baseias a ta relação na total confiança e honestidade e és leal, mas isto não quer dizer que não possas ter desejos por outra pessoa (seja de natureza sexual ou outra) e não te impede de chegares a "vias de facto".
Pessoalmente nunca fui traída (pelo menos que eu saiba, mas quase garanto) mas acho que se fosse, a palavra perdão não ia fazer parte do meu dicionário. Não suportaria. Mas isto digo eu agora.
Resumindo e baralhando: sou fiel, sou leal e espero o mesmo do meu namorado. A nossa relação baseia-se muito em dois pilares: confiança mútua e verdade.

(Desculpa a extensão do texto.)

Beijos*

João disse...

Bom natal
Beijinhos

João disse...

Olá
Não sei bem o que te dizer.
Acho que no fundo esses conceitos variam de pessoa pra pessoa.
Temos de discuti-los com a parceira/o e ver se chagamos a um consenso.
Para mim o desejar mentalmente não tem mal já que todos o faze-mos e é como que uma necessidade natural.
Quantas vezes não estarão a fazer sexo connosco e a pensar noutra pessoa???
Se calhar prefiro não saber na altura mas sei que isso acontece.
Agora infidelidade pra mim é chegar a vias de facto e não precisa de ser sexo propriamente dito...
Beijinhos

camas e algemas disse...

Pekenina:

Quando estava a ler o teu comentário, no inicio, pensei que tivesses a mesma visão que eu, ou seja, podes chegar a vias de facto de seres fiel aos teus sentimentos pela outra pessoa na mesma. Mas, depois continuei a ler e vi que não era bem assim...
Tb acho que nunca fui traida, ou pelo menos não tenho conhecimento disso no entanto acho que dependendo do tipo de "traicção" o problema poderia ser ultrapassado.
Bjs e obrigada pela tua opinião...

camas e algemas disse...

João:

Primeiro, espero que tenhas tido um Natal muito feliz...
Agora a resposta ao teu comentário:
Prefiro que o meu namorado me diga que sente desejo por outra pessoa do que esteja a pensar nela enquanto está comigo. Acredito que isso aconteca, e talvez, até com alguma regularidade... mas acho essa situação uma "traicção" maior do que ele ter uma noite sem significado com outra mulher. Se calhar sou muito liberal...
Beijinhos e obrigada pela opinião masculina

Anónimo disse...

Cara camas:
Não sei o que é pior acho que isso depende de pessoa pra pessoa e de situação pra situação.
Sim acho que o facto de as coisas seram mais liberais as torna um pouco mais verdadeiras, ou seja se não quero estar com alguém não estou e pronto.Já não há pressão pra malte se casar como havia antes.

"Prefiro que o meu namorado me diga que sente desejo por outra pessoa do que esteja a pensar nela enquanto está comigo."
Se for pra tentar criar uma fantasia tudo bem, agora se no acto me diz 2que ta a pensar noutro ou então me chama pelo nome de outro perco o tesão todo e se calhar ela pra mim ardeu. Não sei bem porque nunca passei pela situação mas prefiro ou que me diga antes e criamos uma fantasia ou então se não quer sexo que o diga logo de inicio e não deixe as coisas aquecerem.

Há quem faça swing mas nunca experimentei nem me sinto tentado nem tão pouco preparado para o fazer neste preciso momento.

Beijinhos e não não sabia que o esperma era ante-inflamatório mas acho que quando todas as mulheres souberem disso(todas as prorpiedade do esperma) acho que os homens passaram a ser "violados" no meio da rua por mulheres a fazerem-lhes fellatios pro cada dois passo que dêem ;)

Beijinhos

Beijinhos

camas e algemas disse...

João:

"Prefiro que o meu namorado me diga que sente desejo por outra pessoa do que esteja a pensar nela enquanto está comigo."

Claro que o sentido de oportunidade e a forma como se dizem as coisas é crucial.

O swing é sem duvida uma das alternativas para apimentar uma relação e contornar a necessidade de uma eventual traicção. Para mim é uma opção em aberto...

Quanto às propriedades farmacológicas do esperma, ainda me ri bastante com a tua observação... e vcs iam adorar!

Beijocas e obrigado pela tua participação activa no meu blog

Red Light Special disse...

Ui... que tema quente!
Pois eu digo-te que sou fiel à verdade.
Já fui radical neste assunto, até passar pela situação de me terem sido infieis e vice-versa.
Se quiseres falo contigo do assunto pessoalmente e se isso for importante para ti, visto que mudei de opinião radicalmente nestes últimos meses.
Adiciona-me ao msn: p_infinity@hotmail.com ou então manda mail.
Acho que enquanto houver verdade, há fidelidade, mesmo que isso envolva terceiras pessoas.
Quanto à Second Life, diz quando te queres encontrar lá comigo e faço-te uma visita guiada, ajudo-te nos locais onde vendem roupas mais baratas, arranjo-te uma nova skin e shape para o teu avatar ficar ali todo turbinado!
ihihih
vamos lá!
:D
Beijo grande para ti linda!!

camas e algemas disse...

RedLightSpecial:

Parece que partilhamos da mesma opinião!
Já te adicionei no msn para conversarmos...
Beijocas

Anónimo disse...

Eu também acreditava que uma relação baseada na sinceridade e compreensão em que ambos diziamos ser felizes e satisfeitos a todos os niveis resisteria a essa tentação chamada traição ma enganei-me.
Quando menos esperava o chão fugiu,fui traída...O Perdão pensei que não faria parte do meu imaginário mas até faria se valesse a pena. Há traições e traições como diz o ditado, "na 1ª qq um cai na 2ª só cai quem quer " e isso sim faz toda a diferença!!!
Penso que hoje em dia os valores se foram e as pessoas já nem pensam. Deslumbram-se e partem logo para outra sem olhar para trás por isso para mim a lealdade tem os dias contados. Maga

Lord of Erewhon disse...

Uma prova de sentido proprietário e hipócrita... ninguém é fiel, excepto alguém deficiente ou castrado.

Alguém Comum disse...

Fidelidade: wiernos´c´ (em Polaco).

O que penso?
Todos a desejam, ninguém a consegue se os critérios de algumas pessoas forem aplicáveis.

Porque se fidelidade é:

- não olhar para uma mulher ou homem atraente que passa (conforme aplicável).

- Não pensar sequer "aquela Charlize Theron, daria cabo de mim" ou "Aquele Cloney agarrado a um nexpresso... ia lá ia".

- Não escrever nada erótico.

- Não olhar para as cuequinhas da vizinha(o) estendidas na janela da frente, a 4 metros de distância (estou a vê-las agora).

- Não usar como desculpa a Maria que, embora com José, teve uma relação extra-conjugal que deu frutos.

- Não andar a ler os blogs eróticos por aqui, em lugar de olhar para a foto da cara-metade em cima da secretária de casa e do trabalho para se inspirar e produzir mais.

- Não prestar mais atenção à companheira(o) do que à internet ou à playstation.

- Não brincar sobre sexo sem ser com a cara-metade.

- Não contar anedotas sexuais a colegas de trabalho, pq se está a ser explicito com outros, quando só deveria ser apenas com a cara-metade.

- Não ficar no trabalho até mais tarde, muito menos se no trabalharo existir alguma tipa boazona ou algum tipo tesudo, mesmo que esteja uns andares acima ou abaixo do nosso.

- Não mandar emails aos amigos(as), mesmo só de anedotas. Os emails com piadas devem ser apenas enviados para a cara-metade.

- Não ter amigas(os) desconhecidos da cara-metade.

- Não ter amigas(os) de infância ("de certeza que um dia já te papou, ou a papaste") virá à baila de certeza.

e outras "cenas", muito dificil alguém ser fiel sem ser uma mosca morta, ou uma vulva mole (para não dizer outra coisa).

Conclusão?

- a fidelidade é variável segundo muitos critérios.

- os critérios devem ser compatíveis para os envolvidos na relação.

Anónimo disse...

Nossos corpos
se cruzam e descruzam
como serpentes
cálidas
se enroscam
e se apertam
atarracham
num crescendo
sem limite.

Há gemidos delirantes
há percussões arrítmicas
respirações ofegantes
empastadas em suor
até ao êxtase
e ao torpor.

Não há discurso
erótico
que resista
à mudez
desta nudez
tumultuosamente
sinfónica.

BOM ANO 2008

DIVERTE-TE, MUITO AMOR, MUITO SEXO, MUITA ALEGRIA :)

BEOJOCAS
WWW.INTIMOMISTERIO.BLOGS.SAPO.PT

Anónimo disse...

Penso que aqui está um assunto em que ter opinião é uma coisa viver esse assunto na prática (de um lado ou de outro) é outra.
Tenho opinião mas também tenho dúvidas que na prática a consiga manter...

camas e algemas disse...

Anónimo:

Por acaso acho interessante que mesmo pessoas que vivem relações sinceras, onde se fala de todas os desejos e vontades, continuem a trair. Gostava de saber o que os move. Tlv a vertigem do proibido. As relações, hj em dia, são descartáveis mas, ainda acredito no verdadeiro amor. Se calhar sou uma iludida.
Obrigada pelo comentário e pela visita.
Beijinhos

camas e algemas disse...

Que opinião tão céptica! Acho que tudo depende da prespectiva do que é a fidelidade. E talvez o conceito só possa ser definido relação a relação.
Beijocas... volta sempre

camas e algemas disse...

Alguém Comum:

Gostei muito da tua opinião!
Concordo com ela plenamente... tudo depende dos dois que estão envolvidos.
Beijinhos e obrigada pelo comentário

camas e algemas disse...

Arte de amar:

Tb te desejo um optimo 2008!!
Obrigada pelas visitas e comentários, espero que continuem no próximo ano.

Shelyak disse...

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... e aqui está um dos temas principais que faz mover o mundo; que tem dado origem a guerras, desavenças de todo o tipo, sede pelo poder, tanta coisa!
É algo que me tem dado que pensar (claro!) e que, por isso, já divaguei também pelo meu cantinho. A esta questão, está intimamente associado o conceito de privacidade e outros mais. Por acaso (ou não), os posts de que mais gosto estão relacionados com tal tema (se tiveres interesse, estão os 4 indicados na coluna do lado direito identificados como os posts que mais gosto, especialmente o da Privacidade... a minha dúvida metódica).
Como alguém me disse então num comentário a esse post, tudo passa pelas regras que são acordadas pelo casal. Pode-se ter sexo com outra pessoa e não haver quebra de fidelidade ou mesmo traicção. Há que ver como se quer viver uma relação: se tradicional - o que muitas vezes implica mentira ou omissão - ou em partilha e cumplicidade... e é numa fase destas que ambos devem falar, conhecerem-se intimamente para evitar problemas no futuro. Quando isso não acontece e se parte para uma relação no desconhecido, a gestão da verdade pode-se tornar muito complicada pois não são poucas as vezes que quando temos a verdade nas mãos, nos é aí colocada, queima e não sabemos o que fazer com ela...
"Apenas" temos que reconhecer que não somos perfeitos e, como tal, não cegos quanto aos oito milhões de pessoas que habitam este nosso planeta, principalmente com o acesso à net que "todos" vamos tendo... e quem não cai na tentação?
Quanto ao swing... pois é uma das tantas formas de se viver uma relação...
Tão complicado, tudo, e tão fácil ao mesmo tempo...
Beijinho, menina, que te deixo! :)

Mercúrio disse...

Se fores verdadeiramente leal.... nunca chegarás a ser infiel

é um axioma

Perguntador disse...

Todos nós temos, ou teremos atracção por outro alguém, ou ainda, todos (acho que não há excepção) temos curiosidade por ter uma relação com outro(s) faz parte de essência da vida; porquê "sermos de alguém"? Difícil a questão!
Beijocas

Ácido Cloridrix HCL disse...

Já suportei uma infidelidade e desculpei,,, mas tudo acabou!!! Tb já fui pego coa boca na botija e fui desculpado,,,, mas tudo tb acabou!!! No fundo no fundo, desculpamos, somos desculpados, mas a ferida é dificil de curar ou quase impossivel!!!! Beijossss,,,, e um bom ano para ti,,,, HCL

camas e algemas disse...

Shelyak:

Como já deves ter reparado já fui cuscar os teus post sobre o assunto... e gostei muito. Tb concordo com o teu ponto de vista, tudo depende do relacionamento que temos. Em relação ao swing cada vez mais o vejo como uma alternativa a possiveis traicções. Mas o que eu queria deixar claro, que penso que ainda não deixei com medo de ser alvo de criticas: é que prefiro ser traida numa eventual situação do que o meu namorado deixar de sentir o que sente por mim.
Espero não ser alternatica de mais.
Beijos e obrigada pelo comentário

camas e algemas disse...

Mercúrio:

Um axioma bem verdadeiro.
Beijinhos e obrigada pela tua visita, o blog já sentia falta!
Beijocas

camas e algemas disse...

AcidoCloridrix:

Que eu saiba nunca fui traida mas, tb sou sincera prefiro não saber... sou tão feliz assim! LOOOL
Em relação à traicção realmente a ferida deve demorar a sarar mas tb tudo depende do conceito de fidelidade do casal que pode passar ao lado de uma eventuais facadinhas...
beijinhos e obrigada pela visita e comentário

camas e algemas disse...

Perguntador:

Pelo nome vê-se que és um homem de duvidas... ainda bem porque uma vida de certezas é uma seca...
Realmente acho que muitas vezes o desejo da transgressões é o motor de arranque da infedilidade.
Beijos e obrigada pela visita e pelo comentário

Man in Rose disse...

oh pá cá pra mim a fidelidade é uma prova de estupidez eh ehe h mas fiel a quê, a si, ao outro ao grupo da paroquia, sei lá explica lá isso melhor

camas e algemas disse...

Man in Rose:

Acho que se pensares um bocado, não preciso de me alongar em explicações. Aliás, as minhas dúvidas estão precisamente no que é a fidelidade. A tua posição é interessante... para ti, pelo que percebi, ela nem sequer existe... gostei, é uma visão...
Beijocas

Pekenina disse...

Presente para ti no meu cantinho*

Pekenina disse...

Presente para ti no meu cantinho*

Maria disse...

Acho que a tudo isto só pode responder mesmo quem já tenha vivido a situação..
Mas acho que é bem possivel uma vivência e uma cumplicidade total, que permita várias situações..

bjnhooo

Gaja Boa 2 disse...

É muito complicado pa comentar...cada cabeça sua sentença! Não sei como reagiria se soubesse que fui traída! Mas vai daí so sexo é trair???? Oh pa muita compliacado o tem!!!

beijos e bom ano novo

camas e algemas disse...

Maria:

Estou espantada com a abertura dos meus comentadores. Imaginava que as pessoas fossem mais retrogadas e tradicionais. Pelos vistos muita gente põe a hipotese de uma relação mais aberta. Sinceramente acho um acto de inteligência, finalmente aceitar que o ser humano dificilmente é monogamico.
Beijinhos, obrigada pela vista e pelo comentário.

camas e algemas disse...

Gaja Boa 2:

O minha tasca já sentia a vossa falta! Tenho passado pelo vosso blog mas não tenho comentado. Falta de tempo...
Obrigada por deixares a tua opinião.
Beijocas

Perguntador disse...

Disseste aqui uma coisa FUNDAMENTAL, dificil aceitar a monogamia, porquê? há por aí tantas gajas boas, ou gajos bons, e a curiosidade do ser humano é sempre tão grande!!!

camas e algemas disse...

Perguntador:

Primeira vez por aqui? Volta mais vezes... obrigado pela aprovação das minhas ideias. Sinceramente achei que ia escandalizar meio mundo com a minha prespectiva.
Beijocas e volta sempre

Perguntador disse...

Sim primeiraS vezes, estive fora dos blogues por algum tempo, gostei do teu, e gosto de escandalos, vou voltar, e claro que darei a minha opinião sempre que o tema me diga algo!

Beijoca, bom 2008.

camas e algemas disse...

Perguntador:

Achas o meu blog escandaloso? loool
Beijocas e feliz 2008

Anonimo do Algarve disse...

Na verdade Fiel são os nossos animais k n nos trocam por outros.
Isto tanto dá p lado masculino co p lado feminino.
Mas eu sou do genero n faças aos outros o k n gostas k te façam a ti

BJs

camas e algemas disse...

Anónimo do Agarve:

E deves ser assim... tudo depende do tipo de relacionamento. beijocas

Perguntador disse...

Provavelmente não me fiz entender, não não acho o teu blog escandaloso, apenas disse que gosto de coisas escandalosas, melhor dizendo: CHOCANTES !!!

Beijoca

carpe vitam! disse...

gostei muito da discussão, tanto que não tenho nada a acrescentar, só mesmo a agradecer a quem a trouxe a lume e as achas que foram deixando. muito obrigado